PUBLICIDADE

PUBLICIDADE











Política / #impressionante

Gil Paraibano lidera pesquisa

Gil Paraibano lidera pesquisa com mais que o dobro da intenção de voto do 2º colocado para prefeito

Publicado 28 de Junho de 2016 às 08:00 pelo colunista REDAÇÃO ALTOS NOTÍCIA.

O pré-candidato a prefeito de Picos Gil Paraibano (PP) lidera pesquisa de intenção de voto estimulada com desempenho mais de duas vezes superior ao segundo colocado, o prefeito Padre Walmir (PT). Se a eleição fosse hoje, Gil seria eleito pela terceira vez prefeito de Picos com 55,25% dos votos; mais que o dobro do segundo colocado, o prefeito Padre Walmir, pré-candidato a reeleição, que teria os votos de apenas 22% dos eleitores de Picos. A vantagem de Gil Paraibano é de 33,25 pontos percentuais – superando em 11,25 pontos a intenção de voto estimulada do próprio Padre Walmir.

Em seguida, mas distante dos demais pré-candidatos, aparece Gutemberg Rocha (PSDB) com 4,25% da intenção de voto estimulada; o pré-candidato Júnior Nobre (PSC) aparece com 3,75%. Os eleitores que ainda não sabem em quem votar para prefeito na eleição de outubro são 7% e os que votariam em branco ou nulo somam 7,75%.

Os dados são da pesquisa de intenção de voto estimulada realizada pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem), contratada pelo Diretório Estadual do Partido Progressista. O levantamento foi realizado através de questionários aplicados nos dias 11 e 12 de junho com 400 pessoas moradoras e eleitoras de Picos. A margem de erro da pesquisa é de 4,8% para mais ou para menos com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), sob o protocolo número PI 09438/2016 no dia 10 de junho de 2016.

Foram pesquisados os seguintes bairros: Aerolândia, Malvinas, Aroeiras do Matadouro, Bela Vista, Boa Sorte, Boa Vista, Bomba / São Vicente, Canto da Várzea, Catavento, Centro / Pé do Morro, Conduru, DNER, Ipueiras, Jardim Natal, Junco, Malva, Emaus, Morada do Sol, Paraibinha, Paroquial, Parque de Exposição, Parque Industrial / Pantanal, Passagem das Pedras, Pedrinhas, São José, Trizidela, Belo Norte, Cidade de Deus, Cohab, Morro da AABB.

Além dos povoados: Fátima do Piauí, Altamira / Aeroporto, Junco dos Monteiros, Coroatá / Lagoa dos Félix, Mucambo, Torrões, Angical, Tabatinga, Altos, Tapera, Morrinhos I, Valparaíso, Lagoa Comprida, Umari, Curralinho / Cistovinho, Bocolô, Estribaria, Saquinho, Capitão de Campos, Samambaia, Mirolância, Malhada Grande.

Na espontânea, Gil tem 37,25% e Padre Walmir 15,25%
Gil Paraibano também lidera pesquisa de intenção de voto espontânea para prefeito de Picos com 37,35%. Em segundo lugar aparece o prefeito, pré-candidato a reeleição, Padre Walmir, com 15,25%.

Na pesquisa espontânea não é oferecido ao eleitor uma lista com os nomes dos pré-candidatos a prefeito de Picos. Nesse caso, o eleitor deve responder de maneira aberta e direta em quem votaria se a eleição fosse hoje. A intenção de voto espontânea mensura o voto mais consolidado. Por isso, a maioria prefere não opinar ou admite que ainda não sabe em quem votar de forma espontânea: 38,5%.

O pré-candidato Júnior Nobre tem intenção de voto espontânea de 2,25%. Já Gutemberg Rocha aparece com 0,5%. Gilvan Gomes tem 0,5%. E José Nery, que não é pré-candidato a prefeito, aparece com 0,25%. Os eleitores que escolheram votar em branco ou nulo de forma espontânea são 5,5%.

Padre Walmir é o mais rejeitado: 41,75% não votariam no pré-candidato à reeleição pelo PT
O prefeito Padre Walmir, pré-candidato à reeleição pelo PT, é o mais rejeitado entre os nomes aferidos pela pesquisa do Instituto Amostragem sobre a eleição em Picos. Nada menos que 41,75% dos eleitores admitiram que não votam em Padre Walmir para prefeito de Picos.

O índice de rejeito do pré-candidato Gutemberg Rocha é de 19,25%. A rejeição de Júnior Nobre é a terceira maior com 18,75%. Gil Paraibano, prefeito de Picos por dois mandatos, é rejeitado por 13,25%.

Os eleitores que garantiram que não rejeitam nenhum dos pré-candidatos a prefeito somam 10,75%. Já os não souberam ou preferiram não opinar somaram 5%. O somatório do índice de rejeição ultrapassa 100% porque é permitido que um eleitor rejeite mais de um pré-candidato a prefeito de Picos.

Editado 28 de Junho de 2016 às 08:00 por REDAÇÃO ALTOS NOTÍCIA.

Conheça o autor deste artigos

REDAÇÃO ALTOS NOTÍCIA

EQUIPE DE REDAÇÃO ALTOS NOTÍCIA


PUBLICIDADE










Notícias Relacionadas

Lava Jato completa 3 anos

Vereadores de Teresina recebem 2º maior salário

MP: Lula enriqueceu com tráfico de influência