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CHEVROLET CRUZE X VOLKSWAGEN JETTA X CITROËN C4 LO

Reunimos os três sedãs médios turbinados mais vendidos do mercado

Publicado 20 de Julho de 2016 às 08:47 pelo colunista REDAÇÃO ALTOS NOTÍCIA.

O novo Chevrolet Cruze encara uma tarefa difícil em sua chegada ao mercado: mostrar que é o melhor carro equipado com motor turbo de sua categoria e se qualificar para o próximo (e iminente) embate contra o novo Honda Civic, que chega ao Brasil em setembro, também equipado com propulsor turbo.

Para o desafio, selecionamos os outros dois sedãs turbinados mais importantes do mercado. Recém-chegado às lojas na linha 2017 com novidades como uma nova central multimídia com tela sensível ao toque, oCitroën C4 Lounge 1.6 THP entra no páreo como campeão dos últimos comparativos entre sedãs médios na Autoesporte. Fechando o trio surge o Volkswagen Jetta, que desde o início do ano é comercializado com propulsor 1.4 turbo em suas versões de entrada e intermediária.

Avaliamos os modelos nas configurações mais completas. Com tudo que tem de direito, o Chevrolet é vendido por R$ 107.450. Mais baratos, o Citroën C4 sai por R$ 94 mil,enquanto o VW Jetta custa R$ 105.096 - o 2.0 TSI completo ultrapassa os R$ 125 mil e ficaria caro demais para esse comparativo. Confira o embate:

Itens de série

Só o Chevrolet oferece, por exemplo, serviço de concierge OnStar, compartimento no console para carregar celulares por indução, alerta visual e sonoro de colisão frontal, assistente de manutenção de faixa (mantém o veículo na trajetória da via por alguns segundos mesmo se o motorista soltar o volante), assistente de estacionamento, farol alto adaptativo, indicador de distância do veículo da frente, partida de motor remota, start-stop (desliga o propulsor em paradas de semáforo), entre outros dispositivos.

Novo Cruze encara C4 Lounge e Jetta (Foto: Marcos Camargo/Autoesporte)

Embora seja desprovido desses recursos, o C4 Lounge (único dotado de faróis de xenônio) traz um recheado pacote de itens de série, assim como o Jetta. Ele se sobressai entre os rivais com preço bem mais em conta e (essa é para os críticos de carros franceses) uma cesta de peças que não "machuca o bolso". Além disso, as revisões até os 30 mil km do sedã fabricado na Argentina passa a ser do tipo R$ 1 por dia, ou R$ 365 a cada 10 mil km. Por esses atrativos, ele ficou na cola do Cruze. Na contramão do Citroën, o Jetta assusta com o caro plano de manutenção. Seu pacote de peças é quase o triplo do C4 Lounge. Absurdo e uma das razões que deixaram o VW na terceira posição do comparativo.

Cesta de peças
Citroën C4 Lounge THP: R$ 5.499
Chevrolet Cruze Turbo: R$ 8.271
VW Jetta 1.4 TSI: R$ 15.181
Cesta de peças inclui: Farol, retrovisor externo, para-choque traseiro, lanterna traseira, filtro de ar, jogo de amortecedores e pastilhas de freio

 Em que pese ser o único a não trazer saída de ventilação independente para o espaço traseiro, ar-condicionado de duas zonas e teto solar, o novo Cruze se destaca sobre os adversários nos quesitos conforto e comodidade. Em mercado, o Citroën é o mais gabaritado. Já no aspecto dinâmico, o equilíbrio entre os sedãs médios é forte.

Novo Cruze encara C4 Lounge e Jetta (Foto: Marcos Camargo/Autoesporte)

Desempenho

Equipado com motor 1.6 turbo flex de até 173 cv, o C4 Lounge é o mais veloz em aceleração.Atinge 100 km/h em 8,7 segundos, 0,1 s antes de Cruze e 0,5 s de Jetta, com propulsor 1.4 turboalimentado de 140 cv e 150 cv, respectivamente. Apesar da cilindrada distinta, os propulsores de GM e Citroën entregam 24,5 kgfm. No Cruze, a força máxima surge a 2 mil rpm, enquanto no C4 ela vem antes, a 1.400 giros. No Jetta, que só "bebe" gasolina, são 25,5 kgfm a 1.500 rpm. Se utilizasse o câmbio de dupla embreagem como na versão 2.0 TSI em vez do automático Tiptronic de seis, certamente, seu desempenho seria melhor.

Revisões até 30 mil km
Citroën C4 Lounge THP: R$ 1.095
Chevrolet Cruze Turbo: R$ 1.140
VW Jetta 1.4 TSI: R$ 1.366

Em retomadas, o Chevrolet leva ligeira vantagem sobre o Citroën. Dotados de transmissão automática de seis velocidades - a do GM um pouco mais suave nas trocas - eles empatam nas aferições de 60 a 100 km/h, com 4,8 s, mas nos ensaios de 80 a 120 km/h, os 5,9 s do Cruze o deixam 0,2 s à frente. Mais lento, o Jetta demora 5,5 s de 60 a 100 km/h e 6,6 s de 80 a 120 km/h.

No consumo, o Cruze é o que mais se destaca. Com etanol, tem média combinada de 9,9 km/l contra 8,8 km/l do C4 Lounge. O Jetta não é flex; assim, se desconsiderarmos o porcentual de álcool misturado na gasolina, chegamos a um valor estimado de 9,4 km/l. Com o derivado do petróleo, ponto positivo para os ótimos 17,3 km/l do Volks em trecho rodoviário.

Novo Cruze encara C4 Lounge e Jetta (Foto: Marcos Camargo/Autoesporte)

Espaço

O C4 Lounge ganha dos rivais em espaço interno. Com 2,71 metros de distância entre-eixos (ante os 2,70 metros de Cruze e 2,65 metros de Jetta), ele garante maior comodidade para cinco ocupantes na cabine. Quando o assunto é porta-malas, contudo, o Volkswagen é a referência.Seu bagageiro comporta 510 litros, contra 440 litros do Chevrolet e 450 litros do Citroën.

Aceleração 0 a 100 km/h
Citroën C4 Lounge THP: 8,7 segundos
Chevrolet Cruze Turbo: 8,8 segundos
VW Jetta 1.4 TSI: 9,2 segundos

 Cruze e Jetta são os mais divertidos de guiar pela posição mais baixa propiciada ao motorista e pelo volante de melhor pegada que o grandalhão do C4 Lounge. A estabilidade do trio é afiada; a do VW um pouco melhor graças à suspensão traseira multilink, mais firme em curvas. Os três se equivalem em ergonomia, mas só o GM tem ajustes elétricos para o banco do condutor. Pena ele não ter aletas atrás do volante para trocas de marcha sequenciais, só presentes no Jetta.Ainda assim, o Cruze entrega enorme prazer de dirigir e agrada mais no visual do habitáculo, de aparência moderna.

Resultado

A disputa foi acirrada, mas mesmo sendo quase R$ 11 mil mais caro que o C4 Lounge, o novo Cruze foi o vencedor do comparativo, justificando a cifra superior com equipamentos de segurança, entretenimento e praticidade. Ele está pronto para encarar o novo Civic. Essa próxima batalha promete!

Fonte: AUTOESPORTE

Editado 20 de Julho de 2016 às 08:47 por REDAÇÃO ALTOS NOTÍCIA.

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