PUBLICIDADE

PUBLICIDADE













BRASIL

Violência contra a mulher: você é contra?

Ipea divulga pesquisa feita com 3 mil brasileiros

Publicado 28 de Março de 2014 às 12:59 pelo colunista Manoel dos Anjos.

Na noite de ontem, 27 de março, o programa de rádio "A Voz do Brasil" do Governo Federal divulgou dados do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), que mostrou a percepção social do brasileiro sobre o tema "Violência contra as mulheres". Na pesquisa realizada, 3.810 pessoas foram ouvidas em todas as regiões do país.

A pesquisa fez, entre outras, a revelação de que 91% dos entrevistados concordam com a frase "homem que bate na esposa tem que ir para a cadeia". 63% dos entrevistados concordam, total ou parcialmente, que casos de violência dentro de casa devem ser discutidos somente entre os membros da família. 65% por sua vez, concordam com a afirmação de que: mulheres que usam roupa mostrando o corpo merecem ser atacadas. Mas 58% concordam que se as mulheres soubessem se comportar, haveria menos estupros.

Também foram divulgados dados sobre violência sexual no Brasil. São registrados mais de 520 mil ocorrências de estupro ao ano em todo o país. Os registros na rede pública de saúde, a grande parte ou 70% dos casos, apontam ser de crianças e adolescentes. Entre as vítimas de até 13 anos de idade, em mais de 10% dos casos os agressores são os próprios pais.

O Disque 180, principal canal de denúncia contra a violência às mulheres atendeu, somente no ano passado, mais de 1 mil 400 chamadas por dia. Segundo dados da Secretaria de Políticas para as Mulheres, mais da metade dos brasileiros conhecem um homem que agrediu fisicamente a parceira.

Para reforçar a conscientização da luta contra a violência às mulheres, onze empresas brasileiras assinaram a adesão à campanha "Compromisso e atitude pela Lei Maria da Penha: a lei é mais forte". Entre as empresas que aderiram, estão o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, Correios, a Petrobras, e a Empresa Brasil de Comunicação - EBC, responsável pela "A Voz do Brasil" do poder executivo.

Fonte: Programa radiofônico "A Voz do Brasil".

Editado 28 de Março de 2014 às 12:59 por Manoel dos Anjos.


PUBLICIDADE











Notícias Relacionadas

Lula é condenado a 9 anos e meio de prisão

77 delações são homologadas no STF

Ministro do STJ decide manter Cunha preso